Terça-feira | 10/09/2024 | 08h47
CR CONSULTORIA

"A mudança é a única certeza"

A Reinvenção dos Empresários

A Pandemia que assolou o mundo, causada pelo COVID-19, mostrou claramente as desigualdades entre classes empresariais e dos trabalhadores.

No mundo verificamos situações que jamais poderíamos pensar como, por exemplo, a maior potência mundial, Estados Unidos, mostrando uma desigualdade enorme da população na região de Nova York, por exemplo.

Verificamos países estruturados com grande potencial, no que se refere à saúde, e países totalmente despreparados para atender até o básico. Aqui, vale mencionar o que vemos no Brasil, especialmente em regiões onde hospitais não possuem leitos de UTI para atender o básico, no que se refere à saúde pública. É dever dos governos, sejam eles quais forem, tratar de três pontos básicos para toda a população: Saúde, Educação e Políticas Sociais.

O que verificamos são grandes empresas contribuindo monetariamente e/ou com produtos para auxiliar nesta pandemia, sendo que uma remuneração mais justa para os trabalhadores evitaria situações de extrema pobreza, como observamos durante esta situação indesejada por todos.

Não resta qualquer dúvida que, sem medicamento e/ou vacina, o isolamento social é o único remédio para combater, num primeiro momento, esta situação. Apesar de muitos não entenderem ou não quererem entender esta diretriz mundial, é o que vem sendo praticado no mundo inteiro e os resultados estão demonstrando claramente a melhor estratégia a ser adotada. Não vamos mais longe, é olharmos a Suécia que não adotou isolamento social e se tornou o pior país do mundo e, até mesmo, o próprio Reino Unido que demorou a tomar as medidas necessárias e quando decidiu pelo isolamento já tinha milhares de pessoas contaminadas com o vírus se propagando gerando milhares de mortes.

Os grandes empresários do Brasil e do mundo, não importa se o segmento é indústria, prestador de serviços ou comércio, não apresentam problemas para passar por este momento. Claro que, seus faturamentos não são mais os mesmos e estratégias adequadas necessitam ser implementadas pós pandemia com o objetivo de voltarem a crescer num mundo novo. As grandes indústrias necessitam se reinventar buscando produzir produtos para a área da saúde, por exemplo, uma área que demonstrou uma insuficiência mundial de equipamentos e insumos. Depender de um único país para a produção destes produtos, como é o caso de todos os países dependerem da China, levou a um desastre global uma vez que a própria China foi o primeiro país e vivenciar o problema e fechou a sua economia. Este fato acarretou sérios problemas a todos os países do mundo com falta de equipamentos e insumos. A ideia de se buscar produtos a preços menores com o sucateamento das indústrias de cada país ficou claramente demonstrada nesta pandemia como uma solução errada. E com um agravante, se buscou produtos a preços menores durante décadas sem que isso revertesse em redução de custos para a população ou até mesmo para a correta adequação de preparação da saúde pública dos países.

Cabe agora aos grandes empresários buscarem a reinvenção das suas empresas com estratégias adequadas, custos bem calculados e parar de pensar em só ganhar. As empresas são constituídas por pessoas e são elas que fazem o sucesso ou insucesso das mesmas. O preparo de profissionais é mais do que obrigatório, através do investimento em treinamentos, da capacitação de profissionais, do desenvolvimento de lideranças entre outras atividades da atualidade moderna. Há muito tempo se vem falando um Indústria 4.0 e pouco se faz a nível mundial, e no Brasil nem precisamos falar. Tem dois anos que a CR Consultoria lançou o primeiro Curso EAD sobre Indústria 4.0 e é inacreditável o pouco interesse manifestado por empresários e profissionais de mercado sobre esse tema. Um nova filosofia de trabalho que envolve preparo de profissionais e respectivas qualificações, bem como o investimento em tecnologia, precisa ter atenção dos empresários. E quando avaliamos empresas, para podermos elaborar propostas, verificamos a maioria sem processos básicos que permitam partir para a implementação da Indústria 4.0.

Falei de grandes empresas, mas se falarmos agora em pequenas e médias empresas a situação é mais grave. Sei que os Governos não fazem a sua parte com redução de tributos e incentivos. No Brasil é tudo muito lento, não se investe como deveria, não se organizam as empresas, não se preparam profissionais e a situação se agrava a cada instante. E o que acontece? Numa pandemia deste porte, a nível mundial, fica visível para todos as falhas grotescas de falta de criatividade, de investimentos, de qualificação, entre outros.

Com empresa há 16 anos sou a real prova disso dentro da área de Consultoria onde atuamos. Oferecemos Organização Empresarial, Processos de Gestão, Planejamento Estratégico, Planejamento de Marketing, Estruturação de Recursos Humanos, Indústria 4.0, entre outros serviços e o que verificamos em todos estes anos? Falta de interesse dos próprios empresários. São poucos no mundo empresarial os que se dispõem a investir em áreas de organização para permitir redução de custos porque entendem que tudo é custo.

Quando falamos em elaborar o Planejamento Estratégico para empresas, uma boa parte não quer e nem sabe o que isso é. Oferecemos palestras e eventos gratuitos para mostrarmos para empresários e profissionais a evolução da organização e gestão nas empresas de acordo com planejamentos, mas são poucos os que participam desses eventos. Muitos empresários, quando muito, enviam profissionais que nem poder de decisão têm.

Se olharmos bem para esta pandemia, foi necessário planejar e planejar, e será necessário planejar e planejar. Sem planejamento não chegamos a lugar nenhum. E quantos planejamentos errados vimos por aí? Falta de preparo para planejar, desconhecimento, falta de interesse, essa a realidade que é dura de ler e de escutar, mas que reflete exatamente o pensamento que venho manifestando há anos.

Quando oferecemos Organização e Gestão Empresarial é outro investimento que é deixado de lado por pequenos e médios empresários. Preferem continuar com desperdícios absurdos nos seus negócios, preços majorados por conta de custos altos, ao invés de investirem para reduzir esses desperdícios e aumentar a possibilidade de melhor remuneração de quem realmente faz a empresa acontecer e, consequentemente, melhorar os lucros.

Quando falamos de Reestruturação de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas é inacreditável o que escutamos: “Isso não resolve nada”, “Investir em pessoas? Nem pensar!”, “ Gestão de Pessoas? Não acredito!”, e por aí vai.

Entendo perfeitamente a falta de incentivo dos governos para as pequenas e médias empresas, a falta de incentivo de bancos particulares e públicos (estamos vendo isso claramente com os programas lançados pelo Governo que só permitem a grandes empresas ter acesso), mas se não começarmos pelas nossas empresas a reorganizar, a reduzir desperdícios e ter em mente uma visão clara de que investindo na área de Organização e Gestão teremos a solução para a maioria dos problemas, com toda a certeza, não precisa sequer de pandemia para ver por quanto tempo se sobrevive nesse mundo competitivo.

Em 2009 fui procurada por um empresa do interior de São Paulo para elaborar uma proposta para trabalhos Home Office, já implementado em outros países com sucesso naquela oportunidade, e o que vimos nestes 10 anos? Pouco ou nada evoluiu! São poucas as empresas que adotam esse modelo. E agora com a pandemia o que aconteceu? Empresas prestadoras de serviços, áreas de Marketing e Vendas, áreas de Compras, entre outras, trabalhando Home Office com muitas dificuldades. E o porquê dessas dificuldades? Porque nunca se prepararam, porque nunca analisaram as vantagens e até desvantagens, porque é cômodo. Melhor continuar fazendo a mesma coisa sempre: “Sempre fiz assim porque tenho que mudar?”.

Antes da pandemia era visível a quantidade de viagens que se faziam para reuniões que poderiam ser feitas pelas várias plataformas hoje disponíveis no mercado. Ah, mas melhor viajar, custos maiores, lucros menores!

Outra coisa muito nítida, e não precisou de pandemia para se visualizar, a falta de definição de Visão, Missão e Valores das empresas bem como as Políticas do Negócio. Como é possível ter uma empresa e não saber onde se quer chegar, qual o caminho a percorrer e quais os princípios que regem essa empresa? Como se pretende ter crescimento sem os princípios básicos? Não podemos ter empresa pelo mero prazer de ter empresa. Empresa é responsabilidade, é cuidar de diversas famílias, é responsabilidade social.

Aqui tudo se critica, ninguém pode fazer um planejamento que se, eventualmente, der errado é bombardeado com críticas. Mas eu pergunto: “Melhor fazer um planejamento que pode ser consertado ou melhorado ou não fazer nada?” E isso vale para o mercado de trabalho como também para os governos, não importa qual.

A preocupação me parece ser destruir e não construir!

Se a mentalidade continuar sendo essa, vai ficar bem complicado continuar no mercado após todas as dificuldades que quase todos estão vivendo.

Verificamos uma série de empresas misturando despesas da empresa com despesas pessoais e descapitalizando as empresas de forma assustadora! Faturamento não é Lucro meus amigos!

Oferecemos trabalhos para o Comércio, em função da péssima qualidade de atendimento, e nem com Associações dos Municípios se consegue fazer qualquer trabalho deste nível. Melhor continuar com o Comércio atendendo mal o seu cliente! Inacreditável!

Disponibilizamos Cursos EAD para que todo e qualquer profissional possa fazer e se qualificar, e o que vemos? Poucas inscrições, falta vontade de querer progredir! Inacreditável!

Disponibilizamos materiais para serem usados nas empresas, inclusive materiais para implementação de determinados serviços e com suporte por e-mail ou vídeo conferência, e o que vemos? Poucas pessoas ou empresas buscando se aperfeiçoar. Inacreditável!

E poderia ficar aqui enumerando uma série de fatores, ficaria o dia inteiro escrevendo!

Esta pandemia veio mostrar as deficiências dos poderes públicos e das empresas privadas! Essa a mais pura realidade!

Os empresários necessitam se reinventar e parar de querer ter lucros e mais lucros e só pensar em dinheiro! As empresas crescem com criatividade, com responsabilidade, com inovação, com planejamento, com dedicação, com comprometimento, com envolvimento, com pessoas!

É preciso reinventar as empresas! É preciso reinventar os empresários! É preciso reinventar os profissionais!

A CR Consultoria vem acompanhando a evolução da pandemia em todo o mundo e checando o que cada país está fazendo. A reinvenção e criatividade passam a predominar em todos os países.

Os governos precisam mudar suas políticas e parar de pensar em se reeleger. É necessário investimentos em saúde pública, educação, saneamento básico e todas as políticas sociais. Investir na Construção Civil para acabar com as favelas e dar dignidade ao ser humano para viver. É complicado? Sem dúvida, mas se nada se fizer a situação piora a cada instante.

A definição das indústrias no que se refere à produção de equipamentos e insumos para a área da saúde precisa começar a acontecer.

Trabalhos Home Office precisam evoluir e, pensando nisso, geramos até um Curso EAD que fala sobre essa nova forma de trabalho.

A melhoria da tecnologia para algumas atividades escolares precisa acontecer, permitindo estudar através de plataformas, com evolução de sinal da internet e de acesso a todos.

As pequenas e médias empresas precisam repensar as suas filosofias de trabalho adotadas até ao momento. Precisa mudar!

Vários e vários serviços podem ser realizados à distância pelas Consultorias para dar suporte as essas empresas. O próprio Planejamento Estratégico pode ser feito virtualmente, precisa ter apenas vontade.

Investir em qualificação com cursos à distância precisa acontecer.

O mundo mudou e se não analisarmos as soluções que estão na nossa frente com muito cuidado, com toda a certeza caminharemos para o insucesso.

Nada será como antes! Nada!

Se a mentalidade de alguns empresários não mudar, empresas vão fechar porque não têm qualquer estrutura para evoluir e crescer.

Não cabe mais a mentalidade que se observava diariamente. Isso mudou e não tem volta!

Ou se investe em novas metodologias, em novas formas de trabalho, em qualificação, em mudanças de comportamento, em mudanças de processos, em tecnologia, ou sinceramente vamos observar empresas e mais empresas de portas fechadas.

É certo que este fator externo da pandemia e a necessidade de isolamento social, com fechamento temporário das empresas, afetou a estrutura financeira da maioria. E não se enganem não, é a maioria mesmo, porque o dinheiro está com poucos. E aqui ficou claramente demonstrada a desigualdade de pequenas, médias e grandes empresas. Como também ficou claro as ajudas do Governo a grandes empresários, considerando que pequenas e médias empresas não dão lucro aos cofres públicos. Lamentável não se entender que são as pequenas e médias empresas as responsáveis por 70% dos empregos deste país!

Precisamos mudar conceitos e quebrar paradigmas!

Precisamos apostar em serviços on line e, com essa crise, esse processo será acelerado. Quem tiver a perspicácia de rapidamente migrar para o processo on line e entender que a linguagem, a relação com o cliente e a estratégia de divulgação do serviço devem ser diferentes, com certeza sairá na frente”.

Os momentos de crise podem levar empresários e empreendedores a fazer uma reflexão sobre o negócio, em especial aqueles que nunca pararam para pensar.

Não existem respostas certas ou estratégias simples diante de cenários incertos, até porque esses cenários são resultantes de contextos mundiais.

Mas existem ações que necessitam ser tomadas e com urgência para não sair com tantas cicatrizes deste problema que assolou o mundo.

A CR Consultoria está no mercado há 16 anos buscando, incessantemente, mostrar realidades aos empresários que, muitas das vezes, não quiseram e continuam não querendo enxergar.

Oferecemos soluções para pequenas e médias empresas que podem ser usadas no seu negócio possibilitando a implementação de ações para sobreviver a esta crise que se instalou no país e no mundo.

  1. Cursos EAD com valores acessíveis que permitem o desenvolvimento e qualificação de empresários e seus colaboradores através da nossa plataforma “CR Instituto”.
  2. Aquisição de Serviços para auxiliar no Planejamento Estratégico e Análise de Riscos da sua empresa, através da nossa Loja Virtual com suporte por e-mail ou vídeo conferência.
  3. Aquisição de Materiais para auxiliar na organização da sua empresa envolvendo formulários para todos os processos da sua empresa permitindo registros com organização, através da nossa Loja Virtual.
  4. Serviços à distância com coleta de dados por e-mail e vídeo conferência, que envolvem: Elaboração e Atualização de Procedimentos, Elaboração de Planilhas Personalizadas, Elaboração de Descrição de Cargos, Elaboração de Pesquisas (Satisfação de Clientes, Clima Organizacional, etc.), Elaboração de Portfólios para Redes Sociais, Elaboração de Indicadores e respectivos Gráficos, Pesquisas Salariais, Elaboração do Manual do Colaborador, Elaboração do Código de Ética e Condutas Empresariais, Elaboração de Plano de Negócios, Elaboração de Planejamento Estratégico, Elaboração de Planejamento de Marketing, Elaboração de Planejamento de RH, entre outros.

Todos os nossos Serviços estão descritos no nosso Site: www.crconsul.com.br

Para visualizar os nossos Cursos EAD entre no nosso Site.

Nossa Loja Virtual pode ser acessada pelo Site ou através do link: https://crconsultoria.lojavirtualnuvem.com.br/

A crise mundial em função da pandemia gera uma série de acontecimentos que diminui o trânsito de recursos financeiros dentro dos países. Isto significa que tem menos dinheiro circulando no mercado porque as empresas vendem menos ou outras não vendem, o desemprego aumenta, as pessoas gastam menos e, com isso, as empresas pagam menos impostos e os governos têm menor arrecadação e injeta menos dinheiro na economia.

A grande “sacada é andar na contramão”, ou seja, investir no seu negócio de forma correta permitindo sair na frente.

Temos clientes que nos dizem: “gosto das crises porque geram oportunidades”.

Tem um ditado popular que diz: “é na crise que se cresce”.

A crise faz com que as pessoas, empresários e colaboradores, possam sair da “Zona de Conforto”.

Só o fato de se colocar no mercado oferecendo uma nova perspectiva já é algo visto como positivo pelos demais, que tendem a aceitar melhor as suas ideias.

Deixar-se levar pelo emocional e começar a tomar providências sem planejamento ou embasamento em fatos não vai levar a nada. Não confie em boatos, fake news e tente conversar com pessoas que você confia e sabe que têm a devida competência.

Em tempos de crise as pessoas acabam se agarrando a chavões antigos e frases feitas que nem sempre correspondem à melhor estratégia para sua empresa enfrentar a turbulência.

Pare, pense, olhe, estude, planeje e aja com segurança!

Consulte a CR Consultoria e veja como podemos te ajudar!

“Estamos todos no mesmo barco” é um chavão que na maioria das vezes não pode ser aplicado em função de tamanhas desigualdades que ficaram expostas.

Mas podemos nos ajudar, podemos buscar soluções em conjunto, podemos nos REINVENTAR!

PENSE NISSO!

Cecilia Rijo

Diretora CR Consultoria

 

« voltar

CR CONSULTORIA

A CR Consultoria é focada na geração de soluções e conhecimento técnico empresarial para os diferentes tipos de empresas e profissionais que buscam melhorar o desempenho e alcançar melhores resultados.

REDES SOCIAIS

NOSSO ENDEREÇO

RUA PARÁ, 139 – CONJ. 905 – CENTRO
CEP 09510-130 – SÃO CAETANO DO SUL – SP

Fone: (11) 4229.2059 - (11) 4224.2861
WhatsApp: (11) 99254-1683

E-mail: atendimento@crconsul.com.br

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.