Quinta-feira | 21/11/2019 | 12h28
CR CONSULTORIA

"A mudança é a única certeza"

Aquisição de Software ERP sem Mapeamento de Processos?

As empresas devem comprar direto um software de geração ERP (Entreprise Resource Plannig) ou também conhecido como SIGE (Sistemas Integrados de Gestão Empresarial) pois a empresa está crescendo e as atividades manuais já não suportam mais a demanda e a complexidade do trabalho ou seria melhor primeiramente reconhecer e mapear detalhadamente os seus processos organizacionais e aperfeiçoá-los para que não se corra o risco de automatizar/informatizar os erros e as atividades não agregadoras de valor?

Um software, por mais incrível e integrado que possa ser, apenas será capaz de automatizar as rotinas dos processos organizacionais de forma integrada com as mais diversas áreas da empresa. Se isto acontecer, sem absolutamente nenhuma falha (o que seria quase impossível), ainda assim estará muito, mas muito distante, do real significado da expressão: Sistema de Gestão.

Como na grande maioria das vezes estes softwares são adotados por empresas sem que exista, antes de sua aquisição, uma implementação cuidadosa do Mapeamento e Gestão por Processos, o que acaba acontecendo é a “automatização do erro”.

Como decorrência deste ERRO de comprar um software de ERP antes de mapear e otimizar seus processos atuais, a empresa de software acaba vendendo horas adicionais a que chamam horas de consultoria para “customização”.

Customizar um software nada mais é do que adaptar o mesmo, em algum grau, à realidade da empresa, o que significa, via de regra, que o formato atual dos processos está imperfeito. Normalmente, os vendedores destas “soluções” insistem em dizer que a necessidade de customização será pequena, uma vez que o software já fora testado em uma grande quantidade de clientes em diversas partes do território nacional (e até internacional).

Com o passar do tempo, a empresa percebe que já gastou mais em horas de customizações do que nas licenças do software propriamente dito e que, provavelmente, muitas rotinas antigas ainda serão conduzidas sem a integração prometida, ou seja, os aplicativos como EXCEL, ACCESS e outros softwares isolados e não integrados serão utilizados em separado e, portanto, sem alternativas de rodarem dentro da então “solução integrada”.

Por conta da OMISSÃO da realidade, os softwares ficam mantidos, funcionando como podem, até porque se chega a um ponto em que retirá-los seria uma alternativa pior ainda do que mantê-los.

Esta é a dura realidade. Muitas empresas fabricantes destes softwares já assumem isto, pelo menos internamente, e defendem que dentre àquelas horas de customização devem ser despendidos esforços específicos para Mapeamento e Gestão por Processos.

Este trabalho deve ser considerado preliminar e alicerce para qualquer outro esforço organizacional, desde a compra de um ERP, passando pelas implementações das normas de sistemas de gestão (ISO 9001, ISO 14001, entre tantas outras) chegando até a gestão por competências e remuneração variável.

Comprar um software ERP e apenas fazer as tais customizações sem antes aplicar uma metodologia consistente de Mapeamento e Gestão por Processos pode ser um “tiro no pé”, pois não é incomum que estas customizações aconteçam apenas para automatizar erros e formas impróprias de trabalho.

A CR Consultoria tem uma metodologia própria para executar este trabalho de mapeamento de gestão de processos podendo funcionar como empresa integradora do Sistema de Gestão.

Somente depois deste tipo de trabalho tendo sido realizado, a empresa terá subsídios confiáveis para escrever procedimentos documentados (somente das atividades efetivamente agregadoras de valor as operações), mapear os requisitos de competências por cargos conforme os processos organizacionais devidamente mapeados, remunerar por desempenho/performance e uma série de outras iniciativas extremamente relevantes para a excelência da gestão.

Implementar modelos de Excelência em Gestão sem antes aplicar um modelo estruturado de Mapeamento e Gestão por Processos seria como construir uma casa de alto padrão num terreno pantanoso.

Cecília Rijo – Diretora da CR Consultoria

CR CONSULTORIA

A CR Consultoria é focada na geração de soluções e conhecimento técnico empresarial para os diferentes tipos de empresas e profissionais que buscam melhorar o desempenho e alcançar melhores resultados.

NOSSO ENDEREÇO

CEP 09510-130 – SÃO CAETANO DO SUL – SP