Sábado | 18/05/2024 | 23h53
CR CONSULTORIA

"A mudança é a única certeza"

ISO 21001

O que muda em uma instituição certificada ISO 21001? Garantia de:

1) Educação de qualidade inclusiva e justa para todos;

2) Simplificação da aprendizagem autodirigida e oportunidades de aprendizagem ao longo da vida;

3) Aprendizagem mais personalizada e resposta eficaz a todos os alunos e, em particular, aos alunos com necessidades educativas especiais e alunos à distância;

4) Processos consistentes e ferramentas de avaliação para demonstrar e aumentar a eficácia e eficiência;

5) Uma cultura para melhoria organizacional;

6) Participação aberta de todas as partes interessadas (alunos, pais/representantes, professores, equipe, etc.).

7) Estímulo à excelência e inovação.

Se tudo isso ainda não é suficiente para entender o benefício que essa certificação pode trazer ao seu filho, eu cito mais algumas situações:

A instituição deve ter critérios para avaliação de aprendizagem;

  • Deve considerar requisitos específicos de alunos, como: conhecimento e habilidades antes de entrar na escola, estratégias de aprendizado, necessidades sociais e emocionais, necessidades nutricionais especiais, ritmo de aprendizado, etc.
  • Deve ter procedimentos determinados para qualquer desacordo entre a instituição e alunos, pais ou outras partes interessadas.
  • Deve promover o bem-estar considerando, inclusive, o bullying e outros fatores psicossociais.
  • Deve controlar as regras para administração de medicamentos às crianças, incluindo a autorização pelos pais ou responsáveis, prescrição médica, manuseio e ter registros obrigatórios quando remédios forem dados às crianças (incluindo dosagem e horário).
  • Deve determinar frequência, método e pessoas adequadas para garantir a limpeza de brinquedos ou materiais pedagógicos, equipamentos e espaços, além de guardar documentação obrigatória sobre essas atividades.
  • Deve garantir a higiene de cada criança e guardar registros das atividades de higiene individualmente.
  • Deve ter controles de entrada e saída de crianças por meio de processo implementado.
  • Deve elaborar planos individuais de acordo com a avaliação das necessidades expectativas da criança e sua família (em conjunto) considerando o grupo de crianças como um todo.

Alguns exemplos, que se aplicam tanto à primários como ensino superior, são: requisitos para comunicação com alunos e pais, clarificação de pré-requisitos (incluindo necessidades especiais) antes do início das atividades, a disponibilidade em formato de documento do programa de ensino definido, processos bem definidos para o ensino, estrutura e suporte administrativo, etc.

A ISO 21001 aborda requisitos para situações muito interessantes e importantes, como: instalações, competência de professores e equipe, comunicação, planos individuais de aprendizagem, recepção e entrega de crianças, cuidados de higiene, cuidados em situações de doença ou acidente, materiais, equipamentos e espaços lúdico-pedagógicos, gestão comportamental e prevenção do abuso e negligência infantil, além de muitos outros que garantirão a satisfação de todos os envolvidos e um controle certificado de gestão de seu sistema.

E veja quantos garantias imprescindíveis ela tem a oferecer, inclusive em consonância à nossa BNCC:

1. Alinhamento da política, objetivos e atividades; essencial para o bom desempenho da organização como um todo e para a Educação de qualidade.

2. Educação inclusiva e equitativa, promotora da responsabilidade social.

3. Ensino personalizado e eficácia de resposta, de acordo com a necessidade da nossa geração atual e totalmente relacionado ao resultado do processo ensino-aprendizagem.

4. Processos e ferramentas de avaliação para demonstrar eficácia e eficiência; zelando por segurança, bem-estar e acolhimento em todos os processos da organização.

5. Credibilidade; para que assim todos estejam confiantes do trabalho desenvolvido.

6. Compromisso com as práticas da gestão da qualidade;

7. Cultura de melhoria; em constate desenvolvimento, sempre buscando aprimoramento.

8. Harmonização dos referenciais e critérios; pois mesmo que o ator da ação mude, determinados referenciais e critérios precisam ser respeitados.

9. Participação das partes interessadas - gestão e educação democráticas;

10. Estímulo à excelência e inovação.

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