Consultoria em Estruturação de Recursos Humanos

Consultoria na estruturação da área de Recursos Humanos RH: cargos e salários, avaliação de desempenho, recrutamento, segurança do trabalho e leis trabalhistas

A empresa, qualquer que seja o seu tipo, gênero e tamanho, é um organismo vivo. Como tal necessita estar em desenvolvimento, movimentando-se constantemente para o seu objetivo. Assim como no organismo do corpo humano toda célula, por menor que seja, tem uma função, no organismo empresarial cada setor, igualmente. A empresa compõe-se de partes: pessoas, funções, seções, divisões, gerências e diretorias. As células, os sentidos, os órgãos e os sistemas do corpo precisam da harmonia entre si para que o todo alcance a sua finalidade: a vida, com saúde. O que mantém um corpo vivo? Quais as energias necessárias ao mesmo? Por que comemos, bebemos, respiramos, movimentamo-nos e repousamos?

Qual a função do sangue, do oxigênio, dos hormônios, das vitaminas e da circulação? O corpo tem cabeça, tronco, membros, órgãos, sentidos e sistemas e a empresa também. A cabeça do corpo chamado empresa é a Diretoria. Do mesmo modo como o cérebro que se situa na cabeça só pode funcionar bem com sangue oxigenado, a Diretoria necessita do oxigênio gerado pelos setores fabris, de produção, mercadológico e financeiro. O oxigênio pela mistura vivificadora do sangue vem da harmonia entre produção, vendas e administração: o verdadeiro coração da empresa. Os braços, as mãos, as pernas e a voz são o corpo de vendedores, representantes, distribuidores, relações públicas, telemarketing, assessoria de imprensa, propaganda e publicidade. Como viver sem ar, em atmosfera poluída? A Divisão de RH está incumbida da preservação dos recursos indispensáveis para que a atmosfera da empresa seja a melhor possível.

O sangue será nocivo ao corpo sem oxigênio. Essa é a missão de RH, e o objetivo da CR Consultoria nas empresas é preparar as mesmas para um processo que hoje é o fator de sucesso nas relações internas. A CR Consultoria estrutura a área de Recursos Humanos e assessora as empresas em Treinamento e Desenvolvimento levantando as necessidades dos profissionais e estratejando o planejamento de treinamentos, elabora toda a estrutura de Cargos e Salários com pesquisa salarial, Avaliação de Desempenho, Recrutamento Interno e Externo, Segurança e Saúde no Trabalho e Leis Trabalhistas. Implementamos ainda Programas Motivacionais com palestras e dinâmicas de grupo pois entendemos que o capital humano é o maior patrimônio de uma empresa. Para empresas de pequeno porte estruturamos o Processo de Recursos Humanos Básico envolvendo os requisitos mínimos para cada função (escolaridade, treinamentos, habilidades e experiência), a comparação com as qualificações de cada profissional e levantamos a necessidade dos treinamentos para atender aos requisitos mínimos.